.Prefeitura de Hidrolândia

.Prefeitura de Hidrolândia

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Deijanira é uma pessoa que fascina

Por: Cecy Calacina

Deijanira Carvalho de Brito completará 90 anos no dia 1º de fevereiro de 2015. Moradora de Formosa – GO, cidade localizada no Entorno de Brasília e distante 80 km do Palácio do Planalto.

Deijanira, do alto de sua sabedoria, adquirida na infância com apenas dois anos de estudo no Colégio São José e complementada durante a vida, ao lado do marido Vespasiano Gualberto de Brito, com quem conviveu por 57 anos. Com Vespa, Deija teve sete filhos e trouxe lá de Flores de Goiás, a filha do companheiro, chamada Creuza, que ajudou a criar os irmãos: Walter, Vanderlei, Wagner, Vespasiano Filho, Valquíria, Valdo e waldir.

As curvas do tempo permitiram que o seu comportamento se moldasse e transformasse a eterna porteira do Grupo Escolar Americano do Brasil, numa referência forte, nem só de sua família, mas de gerações do povo formosense. Aos quase noventa anos, sua rotina continua, como se tivesse apenas 50. Deijanira acorda cedo e quase sempre às 7h00. Toma seu banho, troca de roupa e sai do quarto, já uniformizada com seu avental e chapéu de Chef. Como sempre, preparada para o seu dia a dia. Sua responsabilidade é o cardápio diário, que já tem na cabeça ao deitar-se. Quando sua secretária chega, por volta das 8h00, faz o café e Deija com muita elegância e refinamento, passa-lhe as demais tarefas de seu dia como auxiliar do lar.

Às 11h00 é o almoço, pois, Deija almoça cedo e nesse horário, geralmente está com seu prato à mesa, sempre colorido com verduras, legumes e cerais recomendados pelo seu nutricionista. Após o almoço, Deijinha observa tudo e com muita atenção ao seu redor, principalmente se os convivas estão satisfeitos com o menu. Ao término do almoço, a matriarca dos Gualberto, geralmente conversa com alguém ao telefone. Muitas vezes a prima Vicentina, ou alguma amiga. Com a prima Alice, o papo se dá sempre pessoalmente. Meia hora após o almoço, Deija pede licença aos convivas, fecha a porta de seu quarto, apaga as luzes e tira a soneca merecida, de uma porteira aposentada, que criou oito filhos com muita dignidade.

Ao acordar, na parte da tarde, quase sempre às 16h00; Deijanira levanta-se animadíssima, dá os seus retoques na arrumação da casa, faz o café e o chá da tarde. Logo, vai bater papo com algum parente próximo que sempre aparece naquele horário. Em seguida, Deija liga a televisão e assiste aos seus programas preferidos, até a hora de tomar os remédios e dormir.

Aos sábados, ela sempre reserva para ir ao salão de beleza, fazer o cabelo, as unhas e os bons hábitos da higiene corporal. Deija é assim, toda metódica. Vale lembrar ainda, sobre as suas preferências na TV, além de suas novelas, ela adora ver o programa de Ana Maria Braga na TV Globo; principalmente as receitas de culinária que o programa oferece. É comum, a Dona Deija oferecer aos seus convidados, sucos e algumas guloseimas, receitas do: “Mais Você”, programa de sua apresentadora preferida, Ana Maria Braga.

Deija estabelece bons contatos com a saúde psíquica, o que não permite que ela sofra de solidão, tão comum aos longevos. Aos 90 anos, Deija é uma mulher moderna: adora política, futebol, Internet, conta histórias e faz longos relatórios de sua infância.

eijanira pra mim, é sem dúvidas um dos maiores exemplos de dignidade e sabedoria que conheci. De bom temperamento e sorriso sempre aberto, ela acolhe a todos com carinho e muito amor. A sua competência social, por meio da construção de novas amizades a cada dia, marcam de forma muito forte, a sua personalidade de mulher guerreira, de fé e vencedora!

2 comentários:

  1. Queria tia Deija nós te amamos e estaremos no seu aniversário. Sairemos de Sorocaba SP para te conhecermos

    ResponderExcluir
  2. Queria tia Deija nós te amamos e estaremos no seu aniversário. Sairemos de Sorocaba SP para te conhecermos

    ResponderExcluir