.Prefeitura de Hidrolândia

.Prefeitura de Hidrolândia

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

FESTA DE NATAL E SAÚDE PÚBLICA COLOCAM ITAMAR BARRETO NA DISPUTA EM 2016!

  A  crise econômica aterrorizou os 5.570 municípios  brasileiros, oportunidade em que trabalhadores perderam empregos Brasil afora, o que provocou um déficit ainda maior na saúde pública. Sem plano de saúde, parte considerável dos desempregados e seus familiares foram para o atendimento da saúde pública. Logo a maioria das prefeituras ficou com o pires na mão e com um rombo no caixa. Outra alegação dos prefeitos trata-se da isenção do IPI oferecida pelo governo federal para vitaminar a indústria automobilística, o que causou sangria no Fundo de Participação dos Municípios - FPM.

 Alguns prefeitos não conseguem sequer pagar os seus funcionários e já fizeram protestos a torto e a direito, cujo objetivo é conseguir mais dinheiro para equilibrar as contas que na maioria das prefeituras brasileiras está desajustada. Com isso, parte significativa daqueles que iriam disputar a segunda eleição, desistiu do projeto. Tem muitos gestores que renunciaram aos seus mandatos e entregaram o comando para seus vices.  Outros ameaçam renunciar até o final de janeiro, entre eles, o prefeito de Tupã em São Paulo, Manoel Gaspar. Lá em Mato Grosso, mais três estão na lista: Edson Piovesan (Juara), Valdecir Luiz (Juscimeira) e Gercino Caetano Rosa (Nova Xavantina), devem renunciar aos mandatos e entregar o comando aos seus respectivos vices. Contudo, o prefeito de Formosa- GO, Itamar Barreto (PSD), teve muita paciência. Pisou no freio, cortou gastos e não deu qualquer tipo de aumento para os servidores do município. Logo veio o desgaste e metade da cidade acreditava que ele não disputaria um novo mandato. 

  Eis que,  no final do ano passado,  as coisas aconteceram de uma forma inusitada e,  tudo pode mudar. É sabido que nem todo projeto criativo ocorre por acaso, mas a decoração e revitalização,  da Praça Rui Barbosa em Formosa poderá passar para a história política da cidade. O prefeito que nasceu na cidade e foi criado nas imediações da referida praça, que por coincidência é a mesma da sede da prefeitura; em 2015 ele e a secretária de turismo resolveram inovar. A decoração feita chamou: “Praça Encantada”. Ele explica que o Natal é uma festa que encanta: Pais, mães, crianças, idosos, etc. Só que capricharam tanto na estrutura, alegorias e na diversidade dos enfeites do Natal, que foi considerada pela mídia goiana, como a Praça mais bonita de Goiás e superou até a decoração da Praça Cívica,  de frente ao Palácio das Esmeraldas, a residência oficial do governador Marconi Perillo. 
  
  A partir daí o nome do prefeito ressurgiu e, por coincidência ou não, já anunciam que ele começou a subir nas pesquisas e é candidatíssimo à reeleição. A reportagem foi à Formosa conferir, quando entrevistou o prefeito na Praça Rui Barbosa e, no dia de Natal.


 Wb: Qual foi a razão do senhor caprichar tanto,  na decoração da praça rui barbosa neste natal?

IB: O Natal é uma festa da Família. Como a maioria de nosso povo é cristã, nós comemoramos com muita alegria o nascimento do menino Jesus. É uma festa que encanta: Pais, mães, crianças, idosos, etc. O sucesso foi tanto, que atraiu pessoas de toda a Região Metropolitana de Brasília, do próprio Distrito Federal e outras cidades do país. A ideia foi de uma equipe de pessoas. A execução foi da  secretária de turismo do município.

 Wb: o senhor tem algum plano para outros eventos na praça rui barbosa?

 IB: Sim. Nós fizemos um grande trabalho de revitalização na Praça Rui Barbosa. Vamos tornar o projeto que fez sucesso com o Papai Noel, permanente. Teremos temas variados, tais como: A Turma da Mônica, Disney, entre outros. Vamos manter a nossa praça, como ponto de encontro das pessoas. No passado ela já foi assim. É o resgate de um pedaço importante da história de nossa cidade!
Wb: Como é que o senhor conseguiu superar as dificuldades em plena crise econômica, no ano de 2015?

 IB:  Foi com muita paciência e determinação. Lutei durante vinte anos para ser prefeito de Formosa. Substitui um prefeito honesto, mas ele foi infeliz em sua administração, talvez pelo próprio início da crise política e econômica que assola o nosso país. Peguei a cidade arruinada e arrasada. Estou fazendo uma reforma ampla na área da saúde. Trata-se de um investimento alto, pois a nossa rede de saúde é a maior e melhor do interior de Goiás. Estou fazendo recapeamento asfáltico, troquei os semáforos, revitalizei a Praça Rui Barbosa e reformei o Estádio Diogão e, vamos inaugurar um hospital no bairro do Abreu em 2016. Além disso, vamos inaugurar quatro escolas; um ambulatório médico com diversas especialidades; a pavimentação asfáltica, em diversas ruas. Estou contando com o apoio do governo federal e uma excelente parceria,  com o governador Marconi Perillo (PSDB) Por outro lado, o grande problema que ocorre em nossa administração é o custeio: dinheiro para pagar o funcionalismo, água, energia, combustível e a área médica, entre outros. É um custo muito alto e sobra muito pouco para investimento. Muitas vezes não sobra nada e até falta. Mas vamos equilibrando com muita responsabilidade a receita e despesa.

Wb: formosa tem um grande potencial turístico. O senhor tem planos para investimento na área?

IB: Sim, muitos planos. Nós temos uma secretária de turismo muito competente, que é a arquiteta, Rosana Sales Araújo.  Estamos em contato com uma companhia alemã, cuja sede fica em Belo horizonte- MG. Por meio da referida empresa,  nós pretendemos trazer teleféricos para a Lagoa Feia e o Salto do Itiquira. O nosso projeto é trazer milhares de turistas semanalmente para nossa cidade.

Wb: o senhor pretende se candidatar à reeleição?

IB: Estamos trabalhando muito, no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas em Formosa. Como sou prefeito pela primeira vez, eu tenho o direito de me candidatar novamente, ou seja, eu sou candidato natural. Estamos procurando fazer um bom trabalho e enfrentando a crise com muita atenção e respeito ao contribuinte. No momento próprio, vou me reunir com meus companheiros e analisar a possibilidade de candidatura à reeleição. É claro que ele não vai declarar que será candidato, no momento em que recupera a imagem de  sua gestão. Contudo fonte segura e da confiança do prefeito nos informou, que ele está pronto para enfrentar o seu principal adversário em outubro, o deputado estadual do PMDB, Ernesto Roller. Acreditamos que será uma disputa acirrada, pois o deputado Ernesto tem muito prestígio na cidade e liderou as pesquisas o ano inteiro. Para quem conhece os meandros da política sabe, que nem sempre quem sai na frente é sinônimo de vitória. O deputado do PMDB terá pela frente, o enfrentamento contra um candidato estruturado economicamente e, comandante de uma das máquinas mais poderosas do interior goiano. Desejamos sucesso aos dois pré-candidatos. Que vença o melhor para a cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário