.Prefeitura de Hidrolândia

.Prefeitura de Hidrolândia

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Izalci Lucas lidera pesquisa para governador de Brasília


Por: Walter Brito

Izalci Lucas contribui de forma efetiva com a regularização fundiária no DF
A eleição para governador de Brasília já está nas ruas e a todo vapor. Os pré-candidatos declarados são muitos, mas descem e sobem na pesquisa à medida em que surge uma denúncia e outra. Na última pesquisa do Instituto Cristal Pesquisas, realizada nos dias 27, 28 e 29 de junho, quando foram ouvidos 1200 eleitores em todas as cidades do Distrito Federal, Izalci Lucas aparece em primeiro lugar para o Palácio do Buriti, quando a pergunta é estimulada. Na pergunta espontânea, ou seja, quando é perguntado ao eleitor em quem ele votaria, sem sugerir nomes, o eleitor responde o que tem na cabeça. Desta forma, não tem para ninguém, e o senador da República Antônio Reguffe é o primeiro colocado com 11,40% de intenção de votos. Joaquim Roriz, apesar de doente e não ter condições de voltar ao jogo político, é apontado pelos eleitores em segundo lugar com 4,60% de intenção de votos. Reguffe lidera também em outro quesito, quando o instituto pergunta ao eleitor, de forma espontânea, quem influenciaria o seu voto para govenador de Brasília. Neste caso, o senador Reguffe é novamente o primeiro, seguido por Roriz e, em terceiro lugar, o deputado carioca, Jair Bolsonaro. Reguffe já deu entrevista afirmando que não será candidato a governador de Brasília em 2018.

Reguffe lidera na espontânea e disse para este repórter: “Não serei candidato
a governador em 2018”
Governador estimulada



Como foi dito no início, para governador na pesquisa estimulada, o líder é Izalci Lucas (PSDB), com 13,40% de intenção de votos. Como se sabe, a pesquisa analisa o momento e, como tal, o parlamentar tucano, que é entrevistado nesta reportagem se destaca pelas suas



ações a favor da capital brasileira, especialmente no que diz respeito à regularização fundiária. Jofran Frejat (PR) é o segundo colocado com 11,50% e em seguida aparece Érika Kokay (PT) com 9,80%, e o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) com 7,90%. Alberto Fraga (DEM) é o quinto colocado com 6,50%, enquanto que o presidente do parlamento candango, o deputado Joe Vale pontuou com 3,80%. Os demais citados são: Rogério Rosso (PSD) com 3,80; Agaciel Maia (PTC) com 3,50% e Cleber Pires (PP) com 2,50%. Não responderam, 13,41%, e disseram que anulariam o voto, 24,31%. O ex-deputado Alírio Neto, que não foi colocado na lista da pergunta estimulada, apareceu na pergunta espontânea para governador em 10º lugar com 0,83%.



Senador da República estimulada

Jofran tem 15% no primeiro voto para o Senado                                       Cristovam é o primeiro na segunda opção
No tocante ao Senado da República, Jofran Frejat (PR) e Cristovam Buarque (PPS) lideram na primeira opção, enquanto que Cristovam e Érika Kokay (PT) lideram na segunda opção, pois o eleitor tem direito a dois votos para o Senado. No primeiro voto Jofran pontuou com 15% e Cristovam obteve 12,50%. Érika Kokay ficou com 9,70% e o tucano Izalci Lucas foi citado por 9,50%. No segundo voto para o Senado, Cristovam Buarque ficou em primeiro lugar com 13,20% e Érika com 10,50%. Izalci foi o terceiro colocado com 9,20%, e em seguida Jofran Frejat com 8,80%.


Câmara Federal estimulada
A esposa de Arruda, Flávia Arruda, está no páreo para deputada federal
A surpresa para a Câmara Federal foi o posicionamento de Flávia Arruda, em 5° lugar com 2,20% de intenção de votos. O primeiro colocado foi Izalci Lucas com 6%, seguido por Érika Kokay, com 3,50%. Fraga obteve 2,33%. Este caiu na intenção de votos, supostamente pelas denúncias publicadas contra ele na semana em que foi realizada a pesquisa do Instituto Cristal.





Câmara Legislativa do DF estimulada

Chico Vigilante é o Schumacher do parlamento distrital      Planaltina poderá garantir o ex-juiz Vasconcellos na Câmara   Legislativa do DF
Na disputa de uma vaga para o parlamento distrital, o petista Chico Vigilante lidera com 2,90%, e Rafael Prudente (PMDB) é o segundo, com 2,40%, enquanto que a terceira colocação ficou para Rodrigo Delmasso (PTN), que pontuou com 1,70%. Nessa seara, o nome surpresa, e colocado em 14º lugar, foi o do ex-juiz de Planaltina-DF, dr. Ademar de Vasconcellos, que obteve oito citações na pesquisa estimulada para distrital, o que corresponde a 0,70%. Dr. Vasconcellos, que agora é advogado militante, deverá ser candidato a deputado distrital pelo PPS.

Entrevista com o deputado Izalci Lucas



Questionamos o deputado Izalci Lucas sobre a citação expressiva do eleitorado de Brasília, que o coloca em primeiro lugar para governador do DF na pergunta estimulada. Ele



respondeu de pronto: “Pesquisa reflete o momento. Estamos construindo um projeto consistente para o Distrito Federal, desde 2012. Nesse sentido discutimos com toda a sociedade brasiliense um planejamento amplo e identificamos que muita coisa tem que ser feita. Por isso acredito que essa pontuação é reflexo do trabalho desenvolvido ao longo dos anos e estamos colhendo o que plantamos. A regularização fundiária também contribuiu de alguma forma com a nossa posição nas pesquisas. Foram várias ações que nós fizemos, inclusive realizamos reuniões em todas as cidades do Distrito Federal.

Fui o presidente da Comissão da Regularização Fundiária e apresentei todas as emendas para beneficiar o Distrito Federal. Vale ressaltar que diversas pessoas aguardavam a regularização por mais de 50 anos. Agora parte importante da população fará seus investimentos por meio de empréstimos e financiamentos e podem dar em garantia suas escrituras como proprietários. Muitos deles estão preparados para produzir e gerar empregos na capital brasileira. Conseguimos, junto ao Incra, que na regularização fundiária até cinco hectares serão gratuitos. Na área social a escritura também será totalmente gratuita. Conseguimos avançar muito com a Medida Provisória para a referida regularização, o que mexe com metade da população de Brasília. Existem cidades inteiras sem escrituras, tais como Arapoanga, Itapoã, Estrutural, Vila São José, Sol Nascente e Pôr do Sol. Com esta medida vamos dar escrituras para todos, e a grande maioria será de forma gratuita.

Uma outra questão, que nos deu muita visibilidade, foi a oportunidade que tivemos quando presidimos a reforma do Ensino Médio, essencial para a educação em Brasília, e que certamente trará resultados positivos. Portanto, são diversos fatores que ajudaram a população do DF a entender que o nosso nome tem viabilidade eleitoral para cargo majoritário. Estou muito feliz com esta reação da população de Brasília que me coloca em primeiro lugar na disputa rumo ao Palácio do Buriti. Sou pré-candidato ao governo do Distrito Federal e vamos melhorar muito mais daqui para a frente”, arrematou Izalci Lucas.

Votação expressiva no Guará

Verificamos na pesquisa por cidade que, proporcionalmente, Izalci obteve sua maior votação na cidade do Guará. Sobre isso ele comentou: “Cheguei em Brasília em 1970 e fui criado no Guará. Meus pais receberam uma casa da SHIS e lá fui criado. Meus filhos nasceram no Guará e eu fui estudante da primeira turma do ginásio daquela cidade-satélite. Jogo futebol desde infância no Guará todas as quartas e sábados. Por isso temos uma relação muito forte com toda a população guaraense”, disse.

Flávia Arruda federal

Questionamos o deputado sobre a grande citação na pesquisa da esposa do ex-governador Arruda, Flávia Arruda, para deputada federal. Izalci respondeu de bate-pronto: "O ex-governador Arruda tem um grande número de eleitores que o acompanha em todo o Distrito Federal. Todo mundo sabe que o Arruda tem uma vontade enorme de eleger sua esposa Flávia para a Câmara Federal. Com o nome dela na estimulada, os eleitores que gostam do casal opinou a favor da Flávia. Parte significativa de toda a Brasília sabe que Flávia deverá ser candidata a uma vaga na Câmara dos Deputados. A tendência dos eleitores de Arruda, que são uma grande legião, obviamente é eleger a Flávia em 2018 sem muitas dificuldades", explicou Izalci.



Composição da chapa para 2018



Izalci Lucas conta com total apoio do prefeito João Doria de São Paulo
 
A reportagem indagou Izalci sobre a composição que ele deverá fazer para disputar o Palácio do Buriti em 2018. Ele não economizou palavras e respondeu de forma didática e cuidadosa: “Estamos conversando com todas as forças políticas do DF. Como o repórter estava presente no evento de filiação do Valmir Campelo, ao PPS, na Associação Comercial do DF, deve ter percebido que a nossa relação é boa com a maioria dos participantes. O próprio Valmir Campelo, que volta com muita vontade ao cenário político do DF; Cristovam Buarque, que tem seu eleitorado na capital brasileira e é uma pessoa ligada a minha área, a Educação; o Jofran Frejat, com quem tenho ótimas relações, entre outros importantes líderes de todo o DF, com os quais venho conversando diuturnamente. Diversos desses líderes têm pretensões para o Senado, que são duas vagas, como também para vice-governador e para governador. O mais difícil hoje não é definir no grupo quem poderá ganhar a eleição e sim quem terá condições plenas para governar o Distrito Federal. Entendo que só vamos resgatar Brasília se tivermos em mãos um planejamento bem feito e, sobretudo, saber escolher com quem vamos governar. Por isso estamos fazendo um trabalho estratégico em Brasília, oportunidade em que vamos levantar a autoestima dos prefeitos de quadras, que sempre foram lideranças importantes no Distrito Federal. Além disso, estamos conversando com lideranças de todas as cidades. Contudo, a nossa maior preocupação é com o projeto para mudar Brasília. No próximo ano e antes das convenções vamos sentar e definir o quadro ideal para compor uma chapa competitiva. Vamos trazer os companheiros com base no projeto de governo e não dá para eleger apenas nomes, pois temos que ter um programa de governo consistente e construído com a participação efetiva da população brasiliense”, concluiu Izalci Lucas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário